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domingo, 15 de maio de 2011

Planejamento e Avaliação

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
Planejar no processo educativo é traçar caminhos para o indefinido ,porque a educação é um fazer democrático cujos resultados podem ser completamente pré-definido.Deve planejar a ação para o homem sem impor diretrizes.O mesmo visa nortear e não delimitar caminhos pois não existe receitas mas métodos que conduzam o aluno a aprendizagem,pois essa é a missão da escola.Nesse sentido observei que a escola na qual estou inserida alguns pontos precisam ser revistas tais como;
 Planejamento de informações
 Coletividade
 Formação continuada
 Normas de convivência
 Avaliar pela nota
O planejamento que vai favorecer a escola,uma organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvida pelos professores na sala de aula,baseado na necessidade e no conhecimento de mundo dos alunos,assim visando o crescimento dos educandos para a sociedade.Sua programação inclui momentos específicos para discussão entre os profissionais responsáveis pela articulação do trabalho,os gestores e docentes se aliam na articulação de antever ações que ao longo do ano letivo possam contribuir para o desenvolvimento educacional dos seus alunos.Para isso é necessário um trabalho em parceria que sigam trêspassos : elaboração,execução e avaliação.O foco desta ação é fechada com o trabalho didático.Começando com a análise dos resultados das avaliações externas e internas a partir daí teremos informações seguras para programar os conteúdos ,objetivos,projetos com o intuito de traçar estratégias que possam solucionar as deficiências detectadas e postas em práticas em um planejamento participativo onde todos os atores devem estar envolvidos esquecendo a prática de transformar o planejamento em um espaço informativo pois esta ação deverá acontecer em um outro momento com uma reunião antecedendo o planejamento pois o sentido de planejar é bem mais vantajoso quando se visa a ação pedagógica pois a troca de experiência é uma via de mão dupla onde aprendemos e ensinamos.È nesse momento que definimos metas e ações para nortear o dia-a-dia da escola em consonância com o Projeto Político Pedagógico num processo sistemático realizado com critérios e objetivos que visam a autonomia e envolvimento de todos os segmentos bem como as suas diferenças;mostrando por que o planejamento individual deve dar lugar ao trabalho em equipe.Criar um espaço para a coletividade e estudo induzirá o professor a articular suas idéias com mais autonomia levando a uma reflexão diante dos seus valores utilizando de várias estratégias para enriquecer o seu desenvolvimento preparando-o para lidar com as diferenças impostas pelas normas e convivência criando um ambiente pacifico e acolhedor.Através do estudo e pesquisa fortalecemos mudanças e enriquecemos a formação individual e coletiva criando um ambiente acolhedor e adequado .
A descentralização e a democratização da gestão nos permite perceber mudanças explicitas nas ações docentes transformando a aprendizagem de forma partilhada em resposta a ações bem planejadas e respaldada no fazer e na busca de novos horizontes.Nesse sentido o planejamento e avaliação será baseada nos critérios de ensino aprendizagem construído dentro da perspectiva dos avanços e dificuldades valorizando a vivencia do aluno e criando competências e instrumentos para uma avaliação tais como:
 Fichas de acompanhamento individual
 Reforço construtivo
 Planejamento coletivo
 Auto-avaliação

Objetivo da avaliação é fornecer informações que possibilitem a reorganização permanente dos processos de ensino aprendizagem dos discentes e docentes. Assim a avaliação aqui proposta não se reduz aos critérios de aprovação e reprovação de alunos mas sim constitui a base para um monitoramente permanente da qualidade e da eficácia das ações da educação a partir de critérios definidos e divulgados. Objetivando desenvolver um trabalho sistemático e eficiente para alcançar esses objetivos ,os progressos dos alunos e, ao mesmo tempo, a eficácia de seus procedimentos –o que permite, sempre que necessário,uma correção de rumos ou atitudes,exige-se um processo de avaliação continuada,que se concretizará não apenas em momentos de testes ou provas,mas com a observação permanente no trabalho diário.Desta forma, a avaliação não se fixa apenas em medir,comparar ou julgar,mas tem uma grande importância social e política no fazer educativo,estando presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adota-se .È necessário que a mesma seja capaz de trazer elementos de critica e transformação ativa para o trabalho. Sendo assim ,todos são objetos e sujeito da avaliação: o professor equipe de orientação,supervisão e direção ,funcionários da secretaria,cozinha,crianças,pais,todos constroem conhecimentos encontrando duvidas e dificuldades,fazendo progressos e reestruturando suas formas de ações para alcançar os objetivos traçados.
Precisamos assim,construir um novo paradigma de educação que não atue meramente com reprodutora do sistema social e que os atos de planejar e avaliar sejam considerados atos políticos e em conseqüência disso ,ideológicamente definidos.Para executá-los nessa perspectivas é preciso uma relação democrática entre educador e educando, com o diálogo com base primordial,na qual compreendemos toda a complexidade do planejamento, de execução e avaliação do processo de ensino –aprendizagem.




GANDIN, D. A prática do planejamento participativo. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1994

_________ . Planejamento como prática educativa. 7.ed. São Paulo: Loyola, 1994.

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