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quinta-feira, 14 de julho de 2011

Atividades dia dos pais

ACRÓSTICO:(Cláudia Santana)
Cada criança segura uma letra da palavra PAPAI:
P aciente
A moroso
P erseverante
A tencioso
I nteressado
Todos Juntos:Feliz a criança que tem um pai com essas qualidades e que busca sempre em Deus orientação para as suas atividades.
VIVA O DIA DOS PAIS!
DRAMATIZAÇÕES:
CORAÇÃO DE PAI
Nancy Tims
Esse é um cara muito legal. (coloca o rosto)
Quando preciso dele, não tira o corpo fora.(coloca o corpo)
Está sempre pronto para me dar uma mãozinha.(coloca o braço direito)
Gosta de me abraçar.(coloca o braço esquerdo)
Brinca comigo... É um bom pé de bola.
(coloca a perna direita)
Me leva para passear... mas, se fico doente, me leva depressa ao médico.(coloca a perna esquerda)
Uma pessoa assim tão especial, só podia ter um coração de PAI.(coloca o coração no qual está escrito a palava PAI.)
CORAÇÃO DE PAI
- Como fazer:
Afixar num quadro uma folha de papel pardo na qual já está desenhado de leve, o contorno de um corpo. Ir acrescentando as partes do corpo à medida que as crianças falam o texto acima.
O título ou VIVA MEU PAPAI pode ser colocado no final.
Prepare uma porção de rolinhos de fita gomada prontos para colocar atrás das figuras no momento que a criança apresentá-la.
Um adulto deve fazer isso, reforçando em voz audível, o que a criança falou.

DRAMATIZAÇÃO:
(Nancy Tims)
Três crianças: uma com um paletó de adulto, outra com um cinto e outra calçando sapatos de homem:
1ª Criança - O paletó do papai é grande!
O amor do papai por mim,
Também é grande assim.
2ª Criança - O cinto do papai dá duas voltas em mim.
Comprida desse jeito,
É a paciência do papai comigo.
3ª Criança - Os sapatos do papai são largos e fortes.
Forte assim, é o apoio que o papai me dá
E larga a sua proteção.
Obs. Essa dramatização deve ser feita com crianças pequenas para contrastar com os objetos usados.
Elas devem ficar bem visíveis pra que todos possam observar os sapatos, cinto e paletó.
Sugestão para as criança pequenas:
Deixe as crianças do maternal darem um recadinho para o papai;
Elas vão ficar felizes de estar lá na frente, em alguns casos falando no microfone e algumas delas vão conseguir expressar seu carinho para o papai “todo bobo”.
Ainda para as crianças do maternal:
Vamos fazer uma camiseta para dar de presente ao papai?
No dia da homenagem, as crianças entram vestidas com a camiseta, enorme!
Recitam o versinho e ao final tiram a camiseta e vão presentear o papai.
PAI
Tem “P” como Companheiro
Tem também o “A” de Amigo
Tem o “I” como herói
É o nosso Papai querido
COMPANHEIRO
AMIGO
HERÓI

SUGESTÃO DE LEMBRANCINHAS E ATIVIDADES
1) PARA o PAPAI PRESENTE NÃO CUSTA DINHEIRO VALES - Preparar cartõezinhos de vale que a criança poderá preencher e entregar ao seu pai, cumprindo a tarefa prometida.
OUTROS EXEMPLOS:
Fazer pequenas compras e dar recados;
lavar o carrovarrer o quintal , etc
2) ÀLBUM DO PAPAI
Sugestão para ser desenvolvida no maternal.
Material necessário:
5 folhas de papel ofício
papel cartão vermelho
tinta guache
batom
pedaços de papel colorido
Desenvolvimento:
álbum será feito no formato de coração ;
assim, junte as folhas de papel ofício e recorte um grande e belo coração.
Para a capa,
dobre o papel cartão e recorte fazendo dois corações, do mesmo tamanho dos feitos anteriormente no papel ofício.
Na capa escreveremos
“Álbum do Papai”;
na primeira folha o texto em anexo;
na segunda folha a criança colocará o carimbo das mãozinhas com a frase “Minhas mãozinhas...
para te fazer aquele carinho”
na terceira folha o carimbo dos pézinhos com a inscrição “Meus pézinhos... para seguir seus passos”;
na quarta folha dará muitos beijinhos usando batom e a frase
“Minha boquinha... para te dar mil beijinhos”;
na quinta e última folha a criança fará colagem de bolinhas de papel colorido nos desenhos de flores onde será escrito
“Lindas flores para perfumar sua vida”.
Álbum do Papai
-Para o dia do Papai

Fiz um lindo trabalhinho
Não é igual ao da loja,
Mas ficou tão bonitinho!
- Não fiz um rico presente
Uma jóia ou perfeição
Mas nele só trabalharam
Os dedos da minha mão.
- Por isso o Papai que gosta Tanto,
tanto do meu jeito,
Dirá: que coisas bonitas!
E que trabalho bem feito!

FALANDO DE PAI... ENTREVISTA COM O PAPAI
Sugestão de Jael Duarte e Lúcia Assis

Falando de pai...Quando meu pai era bebê...... com quem ele era parecido?________________________________________________________________
... tinha alguma mania, assim que nem esfregar a pontinha do cobertor na orelha? Qual?________________________________________________________________
Meu pai foi crescendo e...... gostando muito de brincar________________________________________________________________
... foi para a escola. Como ele era na escola?________________________________________________________________
... teve muitas namoradas antes de conhecer mamãe?________________________________________________________________
PEÇA DE MUSEU DO MEU PAI:
Nome do meu “Papai”: _________________________________________
Objeto de estimação: ___________________________________________
Significado: ___________________________________________________



TEXTOS PARA REFLEXÃO
Antes que eles cresçam
Há um período em que os pais vão ficando órfãos de seus próprios filhos. É que as crianças crescem. Independentes de nós, como árvores tagarelas e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do governo e da vontade popular, entre os estupros dos preços, os disparos dos dicursos e os assaltos das estações. Crescem com uma estridência alegre e às vezes, com alardeada arrogância.
Mas não crescem todos os dias, de igual maneira; crescem de repente. Um dia sentam-se perto de você no terraço e dizem uma frase com tal maturidade, que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.Onde é que andou crescendo aquela danadinha, que você não percebeu? Cadê aquele cheirinho de leite sobre a pele? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços, amiguinhos e o primeiro uniforme do maternal?
A criança está crescendo num ritual de obediência orgânica, desobediência civil. E você agora está ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça. Ali estão muitos pais, ao volante, esperando que saiam esfuziantes sobre patins, cabelos soltos.
Entre hamburguers e refrigerantes lá estão nossos filhos, com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros nus, ou, então, com a blusa amarrada na cintura. Está quente, achamos que vão estragar a blusa, mas não tem jeito, é o emblema da geração.
Pois ali estamos, com os cabelos já embranquecidos. Esses são os filhos que conseguimos gerar apesar dos golpes dos ventos, das colheitas das notícias e das ditaduras das horas. E eles crescem meio amestrados, observando muitos erros.Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos próprios filhos.
Não mais os colhemos nas portas das discotecas e festas, quando surgiam entre gírias e canções. Passou o tempo do balé, do inglês, da natação e do judô. Saíram do banco de trás e passaram para o volante das próprias vidas.
Deveríamos ter ido mais à cama deles ao anoitecer, para ouvirmos sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância e os adolescentes cobertos, naquele quarto cheio de adesivos, posters, agendas coloridas e discos ensurdecedores. Não, não os levamos suficientes vezes ao maldito Play Center, Shopping, não lhes demos suficientes hamburguers e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas merecidas.
Eles cresceram sem que esgotássemos neles todo o nosso afeto.
No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, bolachas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhos. Sim, havia as brigas dentro do carro, disputa pela janela, pedido de chicletes e sanduíches, cantorias infantis. Depois chegou a idade em que viajar com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível largar a turma e os primeiros namorados. Os pais ficaram, então, exilados dos filhos. Tinham a solidão que sempre desejaram, mas, não de repente, morriam de saudades daquelas pestes.O jeito é esperar. Qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por isso os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável afeição. Os netos são a última oportunidade de reeditar nosso afeto.
Por isso é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que eles cresçam.
(Affonso Romano de Sant’anna)
Arquivos retirado do site da Igreja Metodista.
APRESENTAÇÕES=DIA DOS PAIS=SUGESTÕES=LIVRINHO DIA DOS PAIS=LEMBRANCINHAS.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Texto Reflexão

QUEM É RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE?

Está é uma história sobre quatro pessoas chamadas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.
a QUALIDADE era um serviço importante a ser feito, e TODO MUNDO estava certo de que ALGUÉM o faria.
QUALQUER UM poderia ter feito.
ALGUÉM ficou zangado sobre isso, por que era serviço de TODO MUNDO.
TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM podia fazê-lo, mas NINGUÉM percebeu que TODO MUNDO não o faria.
No fim, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.

Pai

Perguntem-me o que fiz na escola, encorajando-me para que eu conte algo;
Mostrem-me um interesse sincero por tudo que eu relatar;
Não caçoem de meus enganos, valorizem antes os esforços que eu dispendi;
Falem de minha escola com carinho;
Digam tudo o que ela precisa saber para compreender-me melhor;
Não falem de meus problemas na minha frente;
Não joguem fora meus trabalhinhos, tão importantes para mim;
Ensinem-me uma freqüência assídua, ajudem-me a chegar pontualmente na escola, mandem justificativa quando eu realmente tiver que faltar;
Não deixem de ir apanhar-me na hora certa, se eu me sentir abandonado posso ficar com medo de retornar à escola;
Sempre que possível esteja um de vocês em casa quando eu retornar;
Dêem-me um lugar para eu guardar meu material e permitam que eu assuma as primeiras responsabilidades;
Sou uma criança, tratem-me como tal, não sou nem um adulto em miniatura, nem um bebê;
Não façam comparação entre meu progresso e o do vizinho ou do meu irmão mais velho, ou mesmo com vocês quando tinham a minha idade. Lembrem-se que eu sou um pequeno indivíduo com minhas próprias características;
Se caso minha professora solicitar opinião ou acompanhamento de um especialista, não reclame, aceitem, porque estou precisando;
Todo material solicitado visa o meu desenvolvimento global, não é sem utilidade.

“A integração entre a escola e a família é fundamental na construção dos valores necessários para a formação integral da criança.”

Angela Becker

Dicas Para Reuniões De Pais

Dicas para sua reunião ser um sucesso



- Cause boa impressão na apresentação: a escola é nosso ambiente de trabalho, exige uma roupa condizente com nossa função. Use uma roupa discreta, sem decotes, transparências ou detalhes que atrapalhem sua movimentação. Não exagere na maquiagem. Se a escola tem um uniforme para os professores, fica mais fácil pois você não terá que escolher o que vestir.

- Deixe a pauta da reunião em lugar visível: um cartaz ou escrito no quadro-de-giz.

- Deixe na sua mesa a documentação da reunião: lista de presença, documentos a serem entregues, textos copiados a serem entregues, pauta da reunião. Não se esqueça das canetas para os pais assinarem.

- Prepare uma lembrança da reunião: pode ser um texto, uma letra de música, uma lembracinha feita pelas crianças (ímã de geladeira, mini-calendário, dobradura, etc). Aqui no Baú das Mensagens há sugestões para você.

- Supere resistências iniciais: use uma dinâmica de apresentação. Se o tempo é curto, leia um texto agradável (providencia cópias para todos os pais, para que possam acompanhar a leitura). Você poderá usar uma música com letra significativa. Se tiver possibilidade, poderá trazer um texto em Power Point.

- Criar um clima favorável: a primeira reunião é a mais difícil, pois não conhecemos os pais. Tente manter a calma, o sorriso e tenha uma pauta de reunião. Eu gosto de deixar numa mesa: café, água gelada, biscoitos (ou bolo), guardanapos e copos descartáveis. Os pais percebem que você se preocupa com eles, isso cria um clima agradável e mais descontraído.

- Cortesia, atenção, simpatia: sempre presentes a qualquer momento.

- Demonstrar sólidos conhecimentos sobre o assunto a ser tratado: uma reunião deve ser preparada com antecedência. Saiba sobre o que vai falar. Os recados da direção devem ser discutidos antes da reunião, se possível devem estar escritos para evitar "interpretações".

- Estabelecer diálogo: os pais devem perceber quando poderão falar. É importante não tratar assuntos particulares na frente de todos. Deixe isso claro ANTES de começar a reunião. Caso alguém insista, peça para deixar para o final.

- Ser assertivo, sem entrar em clima de agressividade.

- Ouvir objeções até o final: mantenha a calma, saiba lidar com situações inesperadas. É a parte delicada da reunião. Caso aconteça, ouça com empatia e responda da melhor maneira possível (dica: se coloque no lugar de quem fala).

- Iniciar pelos aspectos positivos do grupo: todos os grupos têm pontos positivos, procure ressaltá-los.

- Evitar comparações de alunos e classes: isso é muito desagradável (por mais verdadeiro que seja...).

- Não expor o aluno: casos particulares devem ser tratados em atendimentos individuais.

- Deixar claro, sempre que necessário, que a reunião de pais tem como objetivo tratar de assuntos referentes ao grupo.

- Como os pais podem auxiliar ou orientar nas tarefas de casa: muitos pais não sabem como ajudar, precisam de nossa orientação.

- Envolver os pais no processo de aprendizagem do filho: informar como os filhos estão aprendendo e para quê.

- Lembre-se: os pais não esperam explanações teóricas acerca de algum tema. Procure ser objetivo e prático em sua fala.

- Não imponha seus pensamentos religiosos, pois a educação brasileira é laica. Cada um de nós tem liberdade de credo garantido pela Constituição, e deve ser respeitado seja qual for a religião seguida ou não.


♥ Dicas úteis ♥

- Evite gírias: Tá legal, oi cara, tudo em cima?

- Expressões repetitivas: Né; ta; viu? Certo?

- Tratamento íntimo: Meu amor, querido(a), benzinho, flor.

- Expressões dúbias: Eu acho, eu penso que pode ser, talvez, quem sabe?

- Condicionais: Seria, poderia, faria, gostaria.

- Palavras negativas: Impossível, não; sem explicar o porquê.

- "Eu não penso assim, foi a direção que decidiu."

- Falar em nome do aluno ou dos pais errado.

- "Aqui é assim mesmo, o senhor tem razão!"


- Lembre-se! A primeira impressão é a que fica e a última também.

FONTE: http://sillovinho.blogspot.com



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