Postagens populares

domingo, 15 de maio de 2011

SINOPSE VIDEO

ESCOLA M.E.I.E.F. HERMANO CHAVES FRANCK
EDUCANDO PARA A VIDA
Sitio Pedra Branca -Santana do Cariri -Ceará
Cep: 63190.000


SINOPSE VIDEO

1-Qual o nome do filme?
2-Cite o nome dos personagens?
3-Escreva qual foi o assunto do filme?
4- Como se chama o personagem principal da história do filme?
5-Qual foi a parte do filme que você mais gostou? E a que menos lhe chamou atenção?por que?


6-O filme que você assistiu é brasileiro?
( ) sim ( ) Não

7-Escreva uma das falas do personagem principal do filme.________________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Escreva o nome do diretor do filme.
9- Descreva o lugar onde se passa a história do filme.
10- O filme que você assistiu é:
A ( ) comédia b ( ) Romance c ( ) Terror d ( ) Ação e ( )Conto de Fadas

11- Faça um resumo do filme.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sucesso!!!

ATIVIDADE PARA ACOMPANHAR A SACOLA LITERARIA

EMEIEF-HERMANO CHAVES FRANCK
FICHA LITERARIA
Titulo= Minha percepção do livro por meio de desenho...
Autor(a)=























Assinatura__________________________________
Autor da ilustração=
Data em que leu

Meu entendimento sobre o texto














Recomendo a leitura deste livro por que...

FICHA DE AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO

EMEIEF. HERMANO CHAVES FRANCK
EDUCANDO PARA A VIDA
Santana do Cariri – Ceará
Sítio Pedra Branca

1 – Você sente prazer quando ensina e vê que seus alunos aprendem? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Você sente, ao trabalhar com seus alunos, que aparecem:

Novas idéias ( )
Novas perguntas ( )
Novas soluções ( )

3 – Você sente que eles se desenvolvem? ( ) sim ( ) não
Justifique______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Você analisa diariamente o que os estudantes aprendem e como aprendem?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 – Ao avaliar seu aluno, você analisa e leva em consideração os aspectos cotidianos em sala de aula, ou o seu conceito é dado a partir do que ele responde na avaliação bimestral? Justifique:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Como você analisa o planejamento?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 – Em que você acha que está contribuindo para um bom relacionamento pais – escola?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 – Pela educação, você seria capaz de algumas vezes passar do seu horário de trabalho para ajudar nas atividades escolares? Justifique:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9 – Você está professor por afinidade, por gostar de educar, ou simplesmente pelo fato de ser uma maneira “fácil” de conseguir um emprego e ganhar dinheiro? Justifique:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10 – Ao planejar seu trabalho, você pensa em atividades que atendam às necessidades dos alunos? Justifique:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11 – Quando precisa, você tem ajuda do núcleo gestor? Justifique:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

12 – Como você vê a distribuição do material pedagógico?
( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) péssimo
Por que? ____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________

13 – Com relação a aprendizagem dos alunos, você tem perspectiva de crescimento, ou acha que está saturado?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

14 – Dê a sua sugestão, de algo que você acha que podemos fazer na nossa escola, para melhorar cada vez mais o nosso trabalho.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________











Agradecidos pela sua colaboração, desde já tenha um bom trabalho.
Núcleo Gestor.











Santana do Cariri, Janeiro de 2011

Planejamento e Avaliação

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO
Planejar no processo educativo é traçar caminhos para o indefinido ,porque a educação é um fazer democrático cujos resultados podem ser completamente pré-definido.Deve planejar a ação para o homem sem impor diretrizes.O mesmo visa nortear e não delimitar caminhos pois não existe receitas mas métodos que conduzam o aluno a aprendizagem,pois essa é a missão da escola.Nesse sentido observei que a escola na qual estou inserida alguns pontos precisam ser revistas tais como;
 Planejamento de informações
 Coletividade
 Formação continuada
 Normas de convivência
 Avaliar pela nota
O planejamento que vai favorecer a escola,uma organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvida pelos professores na sala de aula,baseado na necessidade e no conhecimento de mundo dos alunos,assim visando o crescimento dos educandos para a sociedade.Sua programação inclui momentos específicos para discussão entre os profissionais responsáveis pela articulação do trabalho,os gestores e docentes se aliam na articulação de antever ações que ao longo do ano letivo possam contribuir para o desenvolvimento educacional dos seus alunos.Para isso é necessário um trabalho em parceria que sigam trêspassos : elaboração,execução e avaliação.O foco desta ação é fechada com o trabalho didático.Começando com a análise dos resultados das avaliações externas e internas a partir daí teremos informações seguras para programar os conteúdos ,objetivos,projetos com o intuito de traçar estratégias que possam solucionar as deficiências detectadas e postas em práticas em um planejamento participativo onde todos os atores devem estar envolvidos esquecendo a prática de transformar o planejamento em um espaço informativo pois esta ação deverá acontecer em um outro momento com uma reunião antecedendo o planejamento pois o sentido de planejar é bem mais vantajoso quando se visa a ação pedagógica pois a troca de experiência é uma via de mão dupla onde aprendemos e ensinamos.È nesse momento que definimos metas e ações para nortear o dia-a-dia da escola em consonância com o Projeto Político Pedagógico num processo sistemático realizado com critérios e objetivos que visam a autonomia e envolvimento de todos os segmentos bem como as suas diferenças;mostrando por que o planejamento individual deve dar lugar ao trabalho em equipe.Criar um espaço para a coletividade e estudo induzirá o professor a articular suas idéias com mais autonomia levando a uma reflexão diante dos seus valores utilizando de várias estratégias para enriquecer o seu desenvolvimento preparando-o para lidar com as diferenças impostas pelas normas e convivência criando um ambiente pacifico e acolhedor.Através do estudo e pesquisa fortalecemos mudanças e enriquecemos a formação individual e coletiva criando um ambiente acolhedor e adequado .
A descentralização e a democratização da gestão nos permite perceber mudanças explicitas nas ações docentes transformando a aprendizagem de forma partilhada em resposta a ações bem planejadas e respaldada no fazer e na busca de novos horizontes.Nesse sentido o planejamento e avaliação será baseada nos critérios de ensino aprendizagem construído dentro da perspectiva dos avanços e dificuldades valorizando a vivencia do aluno e criando competências e instrumentos para uma avaliação tais como:
 Fichas de acompanhamento individual
 Reforço construtivo
 Planejamento coletivo
 Auto-avaliação

Objetivo da avaliação é fornecer informações que possibilitem a reorganização permanente dos processos de ensino aprendizagem dos discentes e docentes. Assim a avaliação aqui proposta não se reduz aos critérios de aprovação e reprovação de alunos mas sim constitui a base para um monitoramente permanente da qualidade e da eficácia das ações da educação a partir de critérios definidos e divulgados. Objetivando desenvolver um trabalho sistemático e eficiente para alcançar esses objetivos ,os progressos dos alunos e, ao mesmo tempo, a eficácia de seus procedimentos –o que permite, sempre que necessário,uma correção de rumos ou atitudes,exige-se um processo de avaliação continuada,que se concretizará não apenas em momentos de testes ou provas,mas com a observação permanente no trabalho diário.Desta forma, a avaliação não se fixa apenas em medir,comparar ou julgar,mas tem uma grande importância social e política no fazer educativo,estando presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adota-se .È necessário que a mesma seja capaz de trazer elementos de critica e transformação ativa para o trabalho. Sendo assim ,todos são objetos e sujeito da avaliação: o professor equipe de orientação,supervisão e direção ,funcionários da secretaria,cozinha,crianças,pais,todos constroem conhecimentos encontrando duvidas e dificuldades,fazendo progressos e reestruturando suas formas de ações para alcançar os objetivos traçados.
Precisamos assim,construir um novo paradigma de educação que não atue meramente com reprodutora do sistema social e que os atos de planejar e avaliar sejam considerados atos políticos e em conseqüência disso ,ideológicamente definidos.Para executá-los nessa perspectivas é preciso uma relação democrática entre educador e educando, com o diálogo com base primordial,na qual compreendemos toda a complexidade do planejamento, de execução e avaliação do processo de ensino –aprendizagem.




GANDIN, D. A prática do planejamento participativo. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1994

_________ . Planejamento como prática educativa. 7.ed. São Paulo: Loyola, 1994.