EMEIEF-HERMANO CHAVES FRANCK
SEMANA PEDAGÓGICA-
PUBLICO:Ed.Inf./9º ano JANEIRO 2011
Justificativa:
Os primeiros dias na escola geram expectativas, ansiedade, insegurança, angústias, medos e dúvidas em pais, crianças, professores e funcionários. Considerando esse momento muito importante é fundamental desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, pensando e planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.
Objetivo:
§ Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar do educando;
§ Criar um ambiente acolhedor como um indivíduo se integrando á dinâmica do grupo.
§ Desenvolver atividades que permitam que as crianças e pais conheçam e interajam entre si, professores e funcionários.
§ Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
§ Oferecer aos pais sugestões, dicas e idéias que facilitem este momento de separação e conquista;
§ Propiciar um ambiente seguro para que a criança possa manifestar suas emoções e necessidades;
§ Estabelecer uma comunicação entre pais e membros da escola com a participação da criança.
Conteúdos Conceituais
§ Identificação das pessoas suas funções no ambiente escolar;
§ Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
§ Construção da própria imagem e da identidade;
§ Valorização positiva da própria identidade;
§ Elaboração oral e coletiva de regras de convivência.
Conteúdos procedimentais
§ Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida da escola;
§ Reconhecer as pessoas e suas funções na escola;
§ Situar-se e orientar-se nos espaços físicos da escola;
§ Reconhecimento dos espaços que são de seu uso;
§ Manifestação das próprias necessidades, vivências, emoções e sentimentos;
§ Aceitação da separação;
§ Hábitos de autonomia com seus pertences.
Conteúdos Atitudinais
§ Enfrentar e superar as dificuldades do processo de adaptação;
Adaptação aos ritmos e às rotinas da vida escolar;
Participação na vida da escola;
Interesse pela relação afetiva com a educadora e com os companheiros;
Confiança e segurança progressiva nas suas próprias possibilidades;
Interesse para vencer as dificuldades da transição do ambiente familiar para o escolar;
Aceitar a separação da família como um processo natural e necessário.
Contemplação das áreas
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
§ Conversas, relatos de vivências, narração;
§ Nomear a professora, funcionários e colegas;
Linguagem escrita:
§ Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
§ Pseudoleitura das regras de convivência.
Matemática
§ Orientação Espacial;
§ Percurso de trajeto, localização;
§ Contagem oral;
§ Jogos matemáticos;
§ Leitura de calendário.
Natureza e Sociedade
§ Profissões (apresentação de funcionários e suas funções);
§ Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
Visual
§ Pintura livre (interferência);
§ Modelagem
§ Recorte e colagem;
§ Fantoches, vídeos, slides.
Movimento
§ Roda cantada;
§ Ginástica;
§ Dança;
§ Jogos simbólicos
§ Esquema corporal.
Música
§ Diferentes tipos de sons e músicas diversas.
Voltando às aulas
Projeto: De volta as aulas
Sugestão de Planejamento
Projeto: De volta as aulas
*Objetivos:
Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.
Segunda-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
- Confecção do crachá de identificação dos alunos.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Terça-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Reunião com os responsáveis e entrevista para preenchimento da ficha de entrevista da Educação Infantil.
- Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída
Quarta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.
- Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.
- Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.
- Roda de Leitura: A Turma na Escola.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Quinta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: A Escola do Marcelo.
- Visita às dependências da Escola.
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.
Sexta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: Poesia Minha Escola.
- Trabalhando a palavra ESCOLA (identificação e letra inicial).
- Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das janelas.
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
http://aprendizagememacao.blogspot.com/
Postagens populares
-
SECRETARIA MUNICIPALDE EDUCAÇÃO DE SANTANA DO CARIRI-CE 1º ENCONTRO ESCOLA ATIVA 2011 “DINÂMICA PARA FORMAÇÃO DE GRUPOS: “FESTIVAL DOS GÊ...
-
26/01/2011 Acolhida Boas vindas do núcleo gestor Coof- breack Mensagem ...
-
EMEIEF-HERMANO CHAVES FRANCK SEMANA PEDAGÓGICA JANEIRO-2011 ...
-
EMEIEF-HERMANO CHAVES FRANCK COMECEMOS JUNTOS! É Tempo de recomeçar um trabalho novo ou, quem sabe de trilhar novamente caminhos já conh...
-
EMEIEF. HERMANO CHAVES FRANCK EDUCANDO PARA A VIDA Santana do Cariri – Ceará Sítio Pedra Branca 1 – Você sente prazer quando ensina e v...
-
QUALIFICAÇÃO EM LINGUA PORTUGUESA E ALFABETIZAÇÃO COM TEXTOS 10 Sugestões para trabalhar com textos 1.Texto em tiras a) Selecione um text...
-
TEXTO PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO INGREDIENTES DO ENSINAR Madalena Freire — O que é intervir? — O que é encaminhar? — O que é dev...
-
APRESENTAÇÃO: Observamos no cenário escolar um lento interesse pelo ato de ler,faltando na maioria dos alunos,professores e funcionários,o...
-
EMEIEF-HERMANO CHAVES FRANCK FICHA LITERARIA Titulo= Minha percepção do livro por meio de desenho... Autor(a)= ...
-
QUEM É RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE? Está é uma história sobre quatro pessoas chamadas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM. a QUALID...
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OLÁ
ResponderExcluirEu sou um webmaster e quer trocar o link com o site. Eu também tenho alguns sites muito bom, com conteúdo rico e alto PR. se você estiver disposto a fazer troca comigo por favor contacte-me.
aguardando resposta.
obrigado
johan
OLÁ
Eu sou um webmaster e quer trocar o link com o site. Eu também tenho alguns sites muito bom, com conteúdo rico e alto PR. se você estiver disposto a fazer troca comigo por favor contacte-me.
aguardando resposta.
obrigado
johan
OLÁ
Eu sou um webmaster e quer trocar o link com o site. Eu também tenho alguns sites muito bom, com conteúdo rico e alto PR. se você estiver disposto a fazer troca comigo por favor contacte-me.
aguardando resposta.
obrigado
johan
OLÁ
Eu sou um webmaster e quer trocar o link com o site. Eu também tenho alguns sites muito bom, com conteúdo rico e alto PR. se você estiver disposto a fazer troca comigo por favor contacte-me.
aguardando resposta.
obrigado
johan
v
Johan toda ajuda é bem vinda!!!
ResponderExcluir